Muito antes de criar esse blog, eu já escrevia sobre o mercado cervejeiro, como usuário do fórum do site Brejas. Esse site é o maior portal sobre cervejas do Brasil e segue o mesmo modelo do americano Beer Advocate. O Brejas é composto por um blog escrito pelos criadores do site, uma seção para os usuários avaliarem cervejas, o fórum e algumas outras seções menos interessantes.
Sempre foi o fórum que me interessou naquele site, pois é lá que os consumidores trocam idéias e informações de forma direta e aberta. Considero as opiniões expressas no fórum Brejas bem representativas do sentimento do consumidor comum: aquele que não participa de eventos cervejeiros; não trabalha no setor nem é amigo de donos de bares, cervejarias e importadores; não é blogueiro. Tá certo que, assim como eu, alguns usuários veteranos, que gostam de escrever, acabaram por criar seus blogs.
É muito curioso como as opiniões dos usuários do fórum Brejas seguem uma tendência mais crítica, e diria também mais realista, do que as publicadas, por consumidores, nas páginas de cervejarias no Facebook. Acredito que essa diferença seja devido ao senso de comunidade surgido no fórum, onde consumidores se sentem mais protegidos da patrulha panglossiana. Por outro lado, a participação de representantes de cervejarias e importadores no fórum faz falta. Muitas críticas e dúvidas dos usuários ficam sem resposta oficial, deixando espaço para mitos e informações equivocadas.
É uma lástima que o mercado ignore este fórum. Já ouvi de pessoas, melhor relacionadas no meio cervejeiro do que eu, comentários dos mais preconceituosos e arrogantes sobre o fórum Brejas e seus usuários. Até no twitter esse tipo de menosprezo contra foristas aparece vez ou outra, vindo de pessoas que trabalham no mercado cervejeiro. Parece até que esquecem quem é que banca esse mercado, comprando cervejas. São os consumidores, como os foristas do Brejas!
Eu nunca perdi uma polêmica surgida no fórum Brejas, já fui até pivô de algumas, mas o tópico que me faz voltar lá diariamente é mais prático. Os foristas, assim como eu, sempre correm ao fórum para contar sobre qualquer barganha ou promoção de boas cervejas escondida por aí. Se você quer fazer bom negócio, sempre vale a pena ler os tópicos sobre ofertas antes de gastar seu dinheiro.
Não posso deixar de agradecer aos criadores do fórum, Ricardo Sangion e Maurício Beltramelli. Valeu!
Gostei. Compartilho da tua opinião. Apesar de um ou outro comentário ser completamente equivocado - e desproporcionalmente raivoso, muitas vezes - o Forum do Brejas é um ótimo referencial da opinião do consumidor comum. A participação das cervejarias é essencial mesmo, mas por mais que elas não participem efetivamente, não tenho dúvidas que elas monitoram o que acontece por lá. Se não fizerem isso, bem... Abraço!
ResponderExcluirÉ verdade que quanto a chapa esquenta mesmo no fórum do Brejas o pessoal das cervejarias e importadoras acabam aparecendo, mas costumar apresentar apenas explicações genéricas ou parciais.
ExcluirPacheco, obrigado pelo reconhecimento e agradecimentos! Abraços.
ResponderExcluirEm tempos de "entendidos" e "qualificados", o seu artigo é bem-vindo, Pacheco. Eu já expressei isso - no blog do Brejas, inclusive (http://www.brejas.com.br/blog/23-05-2012/notas-rankings-cervejas-justica-possivel-12111/) - e reafirmo aqui: um mercado maduro precisa comportar tanto a voz e a opinião dos profissionais quanto dos leigos e interessados. Se faltar uma das pernas, teremos desinformação - seja por parcialidade, seja por falta de conhecimento. O Brejas já foi e pode voltar a ser um lugar de troca de informação e experiência entre esses dois grupos.
ResponderExcluir