terça-feira, 13 de março de 2012

Lugar de boa cerveja em SP não é no bar - O Melograno

O Melograno - Forneria & Empório de Cervejas abriu as portas na mesma época que comecei a me interessar por cervejas fora do comum, a pouco mais de 3 anos. Para a minha sorte o estabelecimento fica a apenas 3 quadras da minha casa, evidentemente que já fui muito lá. Neste tempo já pude conhecer muitas outras casa especializadas em cervejas especiais em São Paulo e posso dizer que o Melograno é o melhor exemplo de como esse setor se desenvolveu por aqui.



O nome já deixa claro que o Melograno não é bem um bar, o desavisado que entra pode muito bem confundir com uma pizzaria, afinal há até um forno a lenha nos fundos, além pizzas e paninis no cardápio. O ambiente também pouco lembra o de um bar, mesmo com toda memorabilia cervejeira exposta. Até existe um pequeno balcão na entrada, porém é subutilizado e pouco convidativo.

A casa já ganhou diversos prêmios como melhor carta de cerveja de São Paulo, mas fica claro que o juri não levou em consideração a oferta de cervejas na pressão, que não passa de quatro torneiras. Não há promoções de chope e pouco se vê clientes bebendo chope, para piorar muitas vezes ele é servido em mal estado de conservação. O serviço é o que mais faz lembrar um bar. Muito simpática, hoje em dia a garçonete já me chama pelo nome e sabe o que eu bebo.

O Melograno também se destaca pelos eventos que promove. Além de eventuais jantares harmonizados, a casa faz muito bem de movimentar as segundas e terças-feiras com ótima música ao vivo, nada de bandas classic-rock ou cantores banquinho-e-violão. Enquanto outras casas, mesmo nos dias mais movimentados, me obrigam a pagar couvert artístico quando quero apenas beber boa cerveja, o Melograno faz a proeza de oferecer bons shows gratuitos em formato "pocket" aos clientes dispostos a sair de casa numa segunda.



Apesar de muito conhecido, o Melograno nunca foi parada obrigatória da comunidade cervejeira paulistana. A grande maioria prefere ir ao Empório Alto dos Pinheiros. O comentário mais comum é que os preços do Melograno são mais altos, mas eu acho que não é só isso. Boa oferta de cervejas na pressão e promoções são o melhor gancho para fidelizar a clientela aficionada por cervejas especiais. Parece que a casa nunca mirou nesse filão, ao invés disso, até hoje a grande maioria do público do Melograno se divide entre curiosos inexperientes tentando decifrar a carta de cervejas e os que nem tentam, pedem logo uma Antarctica Original.

A verdade é que o Melograno não difere muito de muitos outros estabelecimentos que abriram na cidade nos últimos anos, carregando no nome ou sobrenome alguma referência às cervejas especiais (ou artesanais, ou qualquer outro apelido da boa cerveja). São sempre casas que apostam na neofilia da clientela e na imagem sofisticada dessas cervejas para atrair consumidores das classes A e B. Bares cervejeiros, como os que tem aberto no Rio de Janeiro, em Curitiba e Porto Alegre, com serviço e atmosfera de bar, repletos de torneiras, dispostos a viver de vender cerveja e chope artesanal, aqui em São Paulo ainda não há.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Zé, fazer recomendações não é minha praia. Olhe no mapa cervejeiro e escolha um com a sua cara.

      Excluir