quarta-feira, 28 de março de 2012

Carta de Intenções dos Blogueiros Brasileiros de Cerveja - Não assinei

No mercado cervejeiro, imagino que em outros mercados também, os blogueiros são vistos com desconfiança e certo preconceito. Afinal, qualquer um pode abrir um blog e escrever o que lhe vier a cabeça, dos melhores insights às piores merdas. Essa plataforma virtual de publicação proporciona tamanha liberdade que deve mesmo causar apreensão de qualquer um que possa ser assunto de um post. Mas tem um jeito de domar os blogueiros, pelo bolso.

Posts pagos por anunciantes, também conhecidos como publieditoriais, não são novidade na blogosfera. Entre os blogs de cerveja ainda é uma prática pouco comum, mas não é por falta de interesse dos blogueiros. Muitos colegas, blogueiros de cerveja, admiram o potencial econômico de suas publicações virtuais. Falta as empresas do setor apostarem na viabilidade marqueteira de tal instrumento de divulgação e controle.

Em um recente debate entre blogueiros de cerveja, decorrência da Carta de Intenções dos Blogueiros Brasileiros de Cerveja, afirmei que quando um blogueiro usa seu espaço virtual para publicar um texto, de sua própria autoria, para ajudar a divulgar um produto mediante pagamento, ele está vendendo a sua opinião. Indicar em nota ou com um banner que aquele texto se trata de um publieditorial não muda isso. Ele usa o mesmo espaço, com o mesmo destaque e mesma linguagem visual que em seus posts "não-pagos" para vender algo, associando assim sua credibilidade ao produto. Por outro lado essa mesma credibilidade, que foi monetarizada, pode perder valor perante o leitor ao ser vendida como ferramenta publicitária.

Não podemos confundir blogs com veículos de mídia tradicionais, como jornais e revistas. Blogs são uma mídia diretamente vinculada as relações sociais virtuais que surgiram na internet nos últimos 15 anos, e seu conteúdo está umbilicalmente ligado à participação do autor nas redes sociais virtuais. O que o autor publica, seja no blog, seja no facebook ou no twitter irá compor sua persona nessas redes.

lyke2drink.blogspot.com

No grupo de signatários da Carta de Intenções dos Blogueiros Brasileiros de Cerveja encontram-se blogs de muitos perfis diferentes. Desde pequenos blogs de degustação até websites de notícias do mundo cervejeiro. A maioria faz apenas por hobbie, mas muitos já tem sua vida profissional diretamente atrelada ao tema de seus blogs.

O tema da ética foi questão central na elaboração da carta. A ética do uso comercial dos blogs, via publieditoriais, foi resolvida com a redação deste artigo:

"Os integrantes do BBC passam a assumir perante o público os seguintes compromissos:

A retórica deste parágrafo pode parecer simples e direta à primeira vista, mas com um olhar mais cuidadoso logo percebe-se o vazio de tal compromisso. "Nos comprometemos a não fazer tal coisa, porém, quando fizermos, avisamos". Na mesma frase eles assumem um compromisso ético, mas dizem que em determinadas situações (leia-se quando pagarem) ele não será válido, quando isso acontecer deve-se avisar ao leitor. A forma como está escrito passa a impressão de que eles não pretendem vender a sua opinião, mas se porventura algum dos signatários o fizer ele não romperá com o compromisso, desde que assuma claramente. Não é bem assim: diversos membros deste grupo oferecem abertamente a venda de publieditoriais em seus blogs/sites, com tabela de preço e tudo! Se eles já sabem que esse compromisso só será válido as vezes, não seria mais coerente assumir apenas a segunda parte?

É verdade que também tenho outros motivos para não assinar esta carta. Não acho que os blogueiros precisem formar um grupo, coletivo ou associação para obter maior credibilidade ou visibilidade junto ao setor, a credibilidade de cada um é conquistada individualmente. Também não me interesso em publicar pautas conjuntas eventualmente, prefiro a variedade à unidade. Tampouco me sinto confortável em associar minha imagem a blogueiros que trabalham para importadoras, lojas ou bares, afinal o único diferencial deste blog é minha independência como blogueiro-consumidor para elogiar e criticar esses mesmos negócios.

3 comentários:

  1. Achei interessante a parte das "influências comerciais indevidas".

    Esse "indevidas" deixa margem a muitas interpretações.

    ResponderExcluir
  2. Não estou totalmente por dentro das propostas da associação ou da carta, mas sou jornalista e uma coisa absurda, que não dá pé é o jabá. As rádios de SP (e acho que do Brasil) sucumbiram a isso e é quase impossível encontrar algo que preste no dial. Não tem absolutamente nenhuma lógica "vender opinião". Como assim???? São duas palavras que não andam juntas. A verdade (dura talvez) é que "desculpa" não cura... E isso vale para tudo...

    ResponderExcluir
  3. Boa. Falou bonito demais, rapaiz. Feedei seu blog depois dessa.

    E vão enfiar seus jabás na bunda de um brahmeiro, seus putos.

    ResponderExcluir