quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Convenção de blogueiros: e se brinde virar convenção?



Muito se fala sobre o papel dos blogs na difusão da cultura cervejeira. Esse termo "cultura cervejeira" já está até bastante malhado, virou inclusive marca registrada de uma cervejaria mais esperta. Posso dizer por mim: não faço o blog com a pretensão de difundir a cultura cervejeira, minha intenção é bem outra:  fomentar o mercado cervejeiro, da perspectiva do consumidor. Diferente do que alguns pensam, entendo que o consumidor é um dos agentes do mercado, consumidores conscientes e bem informados favorecem o fortalecimento do mercado cervejeiro.

Diversos colegas blogueiros de cerveja convocaram uma convenção com o intuito de formar uma associação. Acho que é muito difícil juntar blogs com visões tão diferentes em uma associação sem que essa favoreça um dos lados. Não vejo sentido em participar de uma associação ao lado de blogueiros diretamente associados a cervejarias e importadoras ou que vivem de publieditoriais (mais conhecidos como jabá).

Um dos temas que será debatido na convenção é o da ética na informação. Querem estabelecer parâmetros e regras para o recebimento, por parte dos blogueiros, de brindes (cerveja de graça, óbvio) e convites para viagens (com tudo pago, óbvio).



Outro dia escrevi no Twitter que havia comprado novamente uma Indica baleada. Dias depois recebi um email da cervejaria se dispondo a me enviar uma garrafa nova.  Exatamente hoje que escrevo esse texto, recebi, pela segunda vez em menos de 3 meses, um brinde da Cervejaria Colorado. Foi uma caixa com duas garrafas de cervejas, a Indica e a Vixnu. Cerveja boa e de graça? Não sou louco de rejeitar, porém fica um incômodo.

Por mais que eu tente ser imparcial, depois de receber tanto presente da cervejaria será que minha opinião a respeito desta empresa mantem a mesma isenção de antes? Toda vez que fizer um comentário negativo a respeito de um produto da cervejaria eles irão me mandar um presente? Logo, pode parecer que sou ingrato ou que estou fazendo fumaça apenas para ganhar mais cerveja de graça. Essa atenção toda é porque sou um blogueiro renitente ou qualquer consumidor recebe a mesma atenção? Com ferramentas de comunicação como o Facebook e o Twitter qualquer reclamação pública pode ter uma repercussão inesperada, nem precisa ser blogueiro. Será que a cervejaria dará conta de apaziguar a todos?


3 comentários:

  1. Pacheco, boas reflexões.
    São dois assuntos diferentes que podem unir-se como no seu texto.
    Convenção de Blogueiros: Acho importante a conversa, o conhecer cara a cara, a tentativa de alinhar objetivos comuns. Concordo que é muito difícil pelos mesmos argumentos que você citou.
    Quanto a receber as cervejas: Você mais do que ninguém conhece a repercussão de uma reclamação nas redes sociais. Entende e sabe que nem sempre o problema é gerado pelo produtor. E a cervejaria sabe, nesse caso, que você não vai aliviar daqui pra frente só porque recebeu uma substituição.
    Lógico que a cervejaria também deve conseguir identificar quem faz isso para receber brindes e quem realmente reclama com conhecimento de causa.
    Acredito que esses são tratados igualmente, independente de terem ou não um blog.
    Um grande abraço.
    Monich

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  2. Olá Fernando, boa tarde.

    Nós aqui da Colorado trabalhamos e nos dedicamos muito para desenvolver produtos únicos, que sempre surpreendam nossos consumidores com experiencias positivas. Ficamos muito chateados quando isso não acontece, mesmo que muitas vezes por motivos de logística ou armazenamento no ponto de venda. Quando isso acontece, sempre que possível, substituímos o produto e explicamos as possíveis causas para o problema encontrado.
    Fazemos isso para TODOS os nossos clientes, sejam eles blogueiros, jornalistas, consumidores em bares ou simplesmente amigos da nossa marca. Fazemos isso porque além de cervejas, nós vendemos experiencias e sensações, que só serão completas quando os nossos produtos entregarem o sabor, o aroma e o carinho que dedicamos em todas as etapas da fabricação das nossas cervejas.

    Um grande abraço e um brinde ainda maior,

    Rafael Moschetta

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    1. Legal Rafael,

      Acho muito importante esse posicionamento claro por parte da cervejaria.

      Cheers!

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