sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Cervejas importadas e suas incríveis promoções

Sempre me espanto com as incríveis promoções que só acontecem com cervejas importadas. Não é fato raro aparecerem promoções com descontos de 50% ou mais. Ontem mesmo o Pão de Açúcar ofereceu 50% de desconto em uma dúzia de marcas importadas.  Fico admirado quando vejo isso, até porque é raro no ramo de bebidas e alimentos importados, só acontece frequentemente com cervejas. Nunca vi descontos dessa proporção para chocolate belga, macarrão italiano, azeite espanhol nem vinho chileno. Mas o que será que o mercado de cervejas importadas tem de diferente?

Eu sei que entre alimentos e bebidas importadas a cerveja é o produto com os prazos de validade mais curtos. É comum cervejas importadas chegarem às prateleiras com menos de um ano de vida útil. Ainda assim me parece um prazo razoável para vender alguns milhares de cervejas. Mas infelizmente ainda tem muita cerveja importada que encalha nas lojas.

O mercado de cervejas importadas não parece estar encolhendo, afinal sempre tem novidade no setor e mais pontos de venda aparecendo. Se as importadoras não estão tomando um prejuízo atrás de outro, é sinal que aquele monte de cerveja sendo liquidada por baixíssimos preços já está de certa forma paga. Mas quem pagou? Provavelmente quem comprou a cerveja importada pelo preço cheio. Desconheço as margens de lucro do ramo, mas fica aparente que há muita margem para redução de preços. Será que preços menores diminuiriam o encalhe?

Agora já ficou claro que se a cerveja é nacional todos a querem o mais fresca possível, mas se for importada de uma cervejaria hypada esse papo de frescor vira frescura. Assim, consumidor antenado (ou duro) espera a cerveja importada ficar velha para comprar pelo melhor preço.



4 comentários:

  1. O Pão de Açúcar queima as cervejas vendendo por preço mais barato que comprou, simples assim. Ele quer apenas atrair clientes e faz isso com cervejas porque são itens atrativos, que ele pode queimar, pra ganhar em outros produtos. Outros supermercados também fazem isso. É DUMP, prática de mercado que, se não for proibida, deveria ser.

    ResponderExcluir
  2. Zé,

    Se essa prática fosse restrita aos grandes supermercados até poderia ser o caso. Mas já vi muita cerveja importada ser vendida com descontos acima de 50% em empórios especializados e lojas virtuais. A única coisa em comum é que a cerveja da promoção sempre está próxima do vencimento. Tem cerveja importada que entra no mercado custando R$15, mas no final do prazo de validade aparece um monte de loja liquidando por R$5.

    ResponderExcluir
  3. E é isso que tem quebrado os importadores, muita gente esperando cerveja vencer pra comprar mais barato, afinal, ao lado da gôndola nunca tem ninguém pra explicar que cerveja é aquela. O consumidor não conhece e não tem quem passe informações. A cerveja fica ali até ser queimada, na tentativa de reaver o prejuízo.
    Sobre o desconto, quando acontece devido a vencimento, tudo bem. Mas em supermercados, pra chamar clientes, aconselho a quem comprar levar somente a cerveja em promoção, pois o resto vai estar mais caro pra pagar a conta....

    ResponderExcluir