segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Follow-up - Cervejaria Colorado

Não sei se por ironia do destino ou da equipe da Colorado, mas depois de usar o lançamento da Vixnu como exemplo de lançamento cervejeiro pouco acessível (vide o post "Geladeira sem novidades") ganhei uma versão única dessa nova cerveja: engarrafada e pasteurizada.

Tenho que agradecer à equipe da Colorado por me enviar duas garrafas de cerveja, como reposição para a Indica que eu havia comprado com defeito. (Como foi relatado em "O Mosto Legal - Cervejaria Colorado")



Na caixa que recebi havia alguns adesivos, sendo dois rótulos de Colorado Ithaca, uma garrafa de Colorado Indica e uma garrafa de Colorado Vixnu.

Já tomei e aprovei a Vixnu engarrafada e trocaria a minha Indica por uma Vixnu sempre que possível. Estava um tanto diferente do chope que havia experimentado no ano passado (quando essa cerveja ainda era conhecida como Double Indica). Se daquela vez parecia que estava tomando uma cerveja de maracujá, na versão nova e engarrafada o aroma de fruta estava bem mais comportado. Para resumir: a Vixnu que tomei agora se parece uma versão concentrada da Indica, aroma e sabor não diferem muito, apesar de mais intensos na nova cerveja.




A pergunta agora é: O que essa cerveja ganharia em qualidade se não fosse pasteurizada? Tá bom, o que ela perdeu quando foi pasteurizada? Imagino que a diferença seja muito grande, que justifique a opção da cervejaria de criar um novo sistema de distribuição refrigerada apenas para comercializar este lançamento. Já tentei experimentar o novo chope Vixnu por duas vezes, no bar Melograno, mas não estava disponível. Então terei que esperar a versão comercial em garrafa para poder compará-las.

Algumas outras perguntas também me vêm a cabeça. Se eu achei a Vixnu pasteurizada semelhante a Indica, será que, se a Indica deixasse de ser pasteurizada, ela também poderia ser muito melhor? Poderia ser uma boa opção já que haverá de qualquer forma uma nova logística para comercializar as cervejas "vivas".
Por outro lado, melhor não. Seria mais uma cerveja do portfolio da Colorado de difícil acesso.

Que fique claro! Eu reclamo porque adoro essas cervejas, assim quero poder comprá-las sempre que tiver vontade (e dinheiro). Pelo menos aqui na zona oeste paulistana a Colorado, junto com a Eisenbahn, são as cervejarias artesanais com melhor distribuição e custo/benefício. 

Ouvi dizer que a Indica está longe de ser o produto mais vendido da cervejaria. Sempre visito a seção de cervejas do grande supermercado aqui ao lado de casa e fico com impressão de que lá não sai mais do que uma Indica por dia. Mesmo assim é um território conquistado, seria muito decepcionante não ter mais Colorados a venda na esquina de casa. 

Minhas sugestões à equipe Colorado: Ou pasteurizem todas as cervejas do portifólio e as mantenham nas prateleiras dos supermercados ou emprestem aquelas suas lindas geladeiras envelopadas para todos os pontos de venda poderem revender suas cervejas "vivas".

2 comentários:

  1. OI Fernando. Obrigada novamente pelo post. Essa cerveja que eu mandei a você realmente é quase única. Assim que você conseguir provar a Vixnu sem pasteurizar, vai entender o por que de ter recebido ela pasteurizada. Já que você é um crítico, vai entender que perdemos muitos aromas e sabores com a pasteurização, mas mais uma vez eu vou pedir que alguém do time explique as reais caracteristicas.Eu mesma prefiro tomar as cervejas direto do tanque a abrir na minha casa uma garrafa pasteurizada. A Indica AINDA não é de longe a cerveja mais vendida, mas acredito na educação do paladar, e também que ela faz parte de um processo, imagine você a Vixnu, o quanto mais difícil ela é de tomar para quem resiste aos lúpulos. A Vixnu pasteurizada, ficou mais doce, o frescor que queremos dar a ela é só sem pasteurizar e tomando muito fresca, vamos nos esforçar para que o processo dê certo.Infelizmente a cervejaria é muito pequena e com poucos recursos para conseguir geladeiras a todos nossos bons clientes.O papel do revendedor é também fazer sua parte com infra-estrutura, assim pode receber não só Colorado mas várias outras cervejas "vivas". Continuamos esperando suas críticas que para nós são construtivas e que assim se faça com as outras também.

    ResponderExcluir
  2. Não sou um crítico de cerveja, mas um consumidor criticando o mercado. Eu também gostaria de tomar cervejas da Colorado as mais frescas possíveis, mas não moro em Ribeirão, nem trabalho na fábrica. Me contento em comprá-las pasteurizadas no supermercado, pelo preço atual. Eu elogio a rede de distribuição da Colorado e a cervejaria decide que ela não é boa o suficiente para distribuir a nova cerveja da marca. Cerveja essa que demorou um ano para obter registro no MAPA. Acabo ficando com a impressão que a cervejaria confia mais nos prêmios que a nova cerveja vai ganhar do que nas vendas que pode obter.

    ResponderExcluir