terça-feira, 27 de agosto de 2013

Jogue mais lúpulo e chame de IPA

Quantos pints de Imperial IPA será que o indiano bebeu?


Eu gosto tanto de cerveja amarga que nunca teve uma que eu achasse amarga demais. E parece que não sou só eu! Seja no Brasil ou nos EUA, as cervejas com mais lúpulos costumam ser as preferidas dos neozitófilos, e a denominação IPA, que por muito tempo representou o estilo mais amargo de cerveja, foi alçada a ícone dessa nova geração.  Não vou perder o meu e o seu tempo recontando aquela ladainha sobre o surgimento das India Pale Ale. Mas é um fato histórico que a sigla IPA surgiu para  indicar uma cerveja com (um pouco ou muito) mais lúpulo do que as outras cervejas disponíveis no mercado. Até recentemente, o termo IPA também era garantia que a cerveja seria clara (mas não branca). Mas como imaginação não falta aos cervejeiros americanos (e aos cervejeiros brasileiros influenciados pelo jeito americano de fazer cerveja), hoje em dia qualquer tipo de cerveja pode ser transformada em IPA. Basta jogar um monte de lúpulos americanos a mais e pronto. Assim surge uma nova "Qualquer Coisa IPA".



Não me entendam mal, como escrevi no início do texto, adoro cervejas amargas e costumo gostar da maioria das IPAs, sejam elas pretas, brancas, session, imperial ou com frutas. Acho apenas que os cervejeiros poderiam guardar um pouco dessa imaginação que usaram para adicionar mais lúpulos americanos na receita e usá-la para escolher alguma nova denominação para suas cervejas lupuladas, que não use a sigla IPA.

Eu até entendo que, acima de qualquer questão linguística está a importância do marketing para as cervejarias. De nada adianta se preocupar em usar no rótulo da cerveja uma denominação de estilo coerente se isso não ajudar a vender a cerveja. A indicação do estilo da cerveja no rótulo é importante para auxiliar o consumidor a escolher qual cerveja comprar. O cara que já tomou e gostou de uma IPA quando voltar a loja vai procurar novamente pelo estilo nos rótulos das cervejas, e evidentemente espera encontrar dentro da garrafa alguma coisa semelhante ao que bebeu da vez anterior. Talvez nessa hora o significado da sigla IPA seja muito pouco relevante, desde que o consumidor tenha entendido que não se trata necessariamente de "india pale ale", mas de "mais lúpulo do que as outras".

barclayperkins.blogspot.com

Como as cervejas que levam "mais lúpulo do que as outras" , além de me agradarem bastante, fizeram sucesso e proliferaram por aí, aproveitei para fazer uma pequena pesquisa de preço, para me ajudar e ajudar aos leitores a fazerem melhores compras lupuladas. Há tantos rótulos e tipos de IPA atualmente no mercado que tive que fazer uma seleção arbitrariamente regionalizada (e levando em conta as minhas preferências pessoais, obviamente). A pesquisa de preços disponível no link a seguir elenca 20 IPAs (de vários tipos e cores), apenas entre americanas e brasileiras. A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 25 de agosto, em lojas de São Paulo. Para facilitar a comparação, a lista está organizada por preço por litro.

IPAs - preço por litro em São Paulo

7 comentários:

  1. Lembrando que algumas vezes essa bomba de lúpulo pode ser usada para esconder defeitos da cerveja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, deve ser mais fácil fazer cerveja extrema do que cerveja delicada. De toda forma, se não aparece, não é defeito.

      Excluir
  2. Sua lista é uma prova cabal de como o nome IPA é importante. Algumas dessas cervejas não têm quantidade de álcool ou lúpulo suficientes para serem consideradas verdadeiras IPAs, mas entraram na seleção (e possivelmente vendem mais) por ostentarem as três letrinhas mágicas no rótulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixando de lado a provocação no meu texto, admito (e ficou claro no post) que já me conformei que atualmente IPA significa "Mais Lúpulo do que as Outras" e não "India Pale Ale". E tudo bem, quanto mais cervejas altamente lupuladas melhor para mim e para todos que gostam delas. Assim vendem mais e aumenta a chance de estarem sempre frescas esperando por nós.

      Excluir
  3. nossa, essas Tarantino tão aproveitando a "garrafinhazinha" pra meter a faca...

    ResponderExcluir
  4. Seu post toca num ponto que me incomoda um pouco atualmente: além de "mais lupulada", IPA também virou sinônimo de "lúpulos americanos" (ou neozelandeses, ou australianos, ou quaisquer um dos produtores do "Novo Mundo"). Pouca gente parece disposta a experimentar com outros tipos de lúpulo e parece se esquecer que a denominação surgiu para indicar cervejas inglesas.

    ResponderExcluir
  5. Acho que o termo "Hops" seria o ideal.
    Ao invés de "Black IPA" poderia ser "Hops Black Ale"
    Se é India PALE Ale, como vai ser BLACK???
    Alias, o nome IPA tem toda aquela historia dos ingleses e aquelas cervejas eram claras e com médio alcool.

    Belo texto, parabens!

    ResponderExcluir