quinta-feira, 14 de março de 2013

O efeito de um presente

Na semana passada eu ganhei 6 garrafas de cerveja da rede Mr. Beer. Um diretor da empresa me ofereceu a cortesia após eu ter feito alguns comentários demonstrando a minha frustração com o alto preço das cervejas de importação exclusiva deles. Aceitei sem hesitar, não sou louco de recusar cerveja boa e de graça, e mesmo após mais algumas considerações minhas por e-mail sobre o porquê da minha antipatia pelo Mr. Beer, me enviaram mais de 3 litros de boas cervejas. Desde já expresso minha gratidão pelo presente generoso.

Cerveja, quando grátis, é sempre mais gostosa e eu acho realmente difícil avaliar uma cerveja quando não paguei por ela, pois o critério de custo/benefício é o mais relevante no meu julgamento como consumidor. Eu até tenho uma ideia do preço dessas cervejas que ganhei, mas quando não pesa no próprio bolso a aplicação do critério de custo/benefício fica mais ideológico do que factual. Todas as cervejas que vieram no presente são boas, mas sem nenhum grande destaque. Não é difícil encontrar, no mercado brasileiro, cervejas similares, melhores e mais baratas do que essas exclusivas do Mr. Beer. As cervejas que ganhei foram: Epic Hopulent IPA, Epic Copper Cone Pale Ale, Epic 825 State Stout e a Epic Brainless Belgian-Style Golden Ale, além da Tereza Pilsen Extra Hop.




Se, com esse agrado, o Mr. Beer não conseguiu com que o blogueiro falasse bem da marca e de suas cervejas, ao menos fez com que eu refletisse melhor sobre a posição que eles ocupam atualmente no mercado. Eu não tenho interesse em fazer compras no Mr. Beer, basicamente pelos preços serem entre 20% e 30% mais altos do que os que encontro por aí em outras lojas e supermercados. Imagino que grande parte dos consumidores habituais de boas cervejas também deva saber disso. De toda forma esse fato não parece afetar a saúde do negócio, já que anunciaram o faturamento de R$30 milhões em 2012, segundo o jornal Valor Econômico. A análise dessa revista sugere que os principais concorrentes do Mr. Beer são os clubes de cerveja, fica mesmo evidente que eles não se sentem ameaçados pelas tantas lojas de cervejas, físicas e on-line, que abriram nos últimos tempos, geralmente com preços bem melhores. O público do Mr. Beer é outro, com padrão de consumo bem diferente do meu. É aquele pessoal que quer comprar uma cerveja diferente de vez em quando para fazer uma graça, dar um presente ou experimentar algo diferente do habitual, conhece pouco do mercado cervejeiro, não sabe ou não se importa de pagar um preço bem acima da média e aproveita a comodidade das lojas muito bem localizadas. Tenho que ser realista e reconhecer que este perfil de consumidor de boas cervejas sempre irá existir e negócios como o Mr. Beer e os clubes de cerveja sempre terão neste público o seu filão garantido. Afinal, o mercado das boas cervejas não para de crescer e tem espaço para todos, basta trabalhar direito.





7 comentários:

  1. Eu tantas vezes reclamei e nunca ganhei nada, um blog faz diferença! Rs...

    Só comprei uma vez lá pq tava em promoção e valia a pena mas do contrário sempre desencorajo as pessoas de comprar por lá.

    É uma pena deles elitizar a cerveja e ainda assim contribuem minimamente para a cultura cervejeira. Mas acredito que de certa forma eles mais desempolgam do que empolgam!

    Poderiam rever o tipo de comércio, ou local, que atuam e oferecer também opções mais viáveis! Tem muita loja por ai que faz isso, tem 2 tipos de clientes para os mesmos produtos e com valores diferentes. Paga para o "apelo visual" quem quer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Mr. Beer nos shoppings tem dupla função, servem como loja de presentes e como refúgio para maridos entediados, afinal costumam vender chope. Tenho que respeitar isso!
      Acho que atualmente, pelo menos em São Paulo, o consumidor encontra boas cervejas à venda em muitos lugares, mesmo não especializados, e se ele tiver realmente interesse em cervejas diferentes logo aprende onde os preços valem a pena e desconsidera o Mr. Beer.

      Excluir
  2. Eu comprei algumas cervejas desta foto hoje lá por causa da exlusividade. Mas só tinha a linha básica.

    Por mais que se saiba que há um público diferente, a MR Beer está passando um pouco dos limites. Cobrar R$ 33 em uma Chimay Bleue 330 ml quente (preço que, pesquisando, se acha no tamanho grande) e R$ 89 em uma 750 ml é ridículo. É fazer o consumidor de otário, sendo até grosseiro.

    sds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, muitos preços do Mr. Beer beiram o absurdo, chegam a custar o dobro de outras lojas. Mas eu não acho que é o Mr. Beer que faz o consumidor de otário, no máximo a pessoa que pagou já devia ser otária antes mesmo de entrar na loja.

      Excluir
  3. acho engraçado esse conceito de cultura cervejeira. propagar a cultura cervejeira.... nao sei quem inventou este delirio. quem propaga a cultura cervejeira sou eu, numa mesa de bar. quem trabalha com cerveja, quer dinheiro. nada mais justo. quem entra em relaçao de mercado (por exemplo blogueiro que recebe cervejas) tem a opiniao viciada tanto quanto o cara que trabalha no ramo. o pacheco é uma exceção, me identifico com ele pela ótica do custo x beneficio que permeia minha relaçao com as cervejas tb.
    ninguém é obrigado a propagar a cultura, esse não é o ponto. o erro está no discursinho que muitos do mercado assumem, dessa baboseira de cultura cervejeira.. só visam o lucro, se utilizando de falácias sistematicamente na abordagem das questões de custo. os blogueiros estão todos empregados, todos julgando competições, todos em eventos, degustações. tudo às custas da cultura cervejeira...
    há braços

    ResponderExcluir
  4. Atitude bacana da Mr. Beer e sua Pacheco.

    Sempre haverá formadores de opinião e se é opinião, complicado aliar com isenção (diferentemente de quando está apenas se narrando um fato ou notícia). Se alguém lê o blog é por que tem valor para algumas pessoas.

    Sou simpático a Mr. Beer, pelo menos aqui em Cuiabá há uma preocupação com os preços (que nem sempre conseguem vencer), mas há boas promoções e oportunidades.

    Abraços,

    Gabriel Lucas
    http://factoide.com.br

    ResponderExcluir
  5. Sobre o Mr Beer não posso falar muito pq nunca vi um, só conheço pela "fama" de careiro e que são quiosques que se localizam em shoppings. Sobre os preços deles, vcs devem achar absurdos pq ai pelo sul, sudeste e centro oeste há uma variedade muito grande de lojas especializadas, sem falar que nos supermercardos é fácil encontrar uma uma gama de rótulos.
    Aqui em João Pessoa-PB não temos Mr Beer, mas sofremos muito com os preços praticados por aqui. Só temos uma loja especializada em cerveja e os preços de algumas brejas estão bem altos, beirando ao absurdo (no começo logo que abriram a loja os preços eram bem justos, com o tempo o o aumento da procura os preços foram elevados) e nos supermercados (só a rede pão de açúcar) a variedade é pouca e os preços são meio malucos, as vezes baixos demais e em outro tempo alto.

    ResponderExcluir