segunda-feira, 23 de julho de 2012

Mais algumas considerações sobre o Have a Nice Beer








Recebi no último sábado a remessa mensal do clube Have a Nice Beer. Vieram quatro garrafas de lagers alemãs sem graça e uma garrafa da pale ale "Bill's Beer", de Volta Redonda/RJ. Essa última havia sido a oferta especial que o clube lançou no Dia da Cerveja Brasileira (5/jun). A cerveja é muito boa, mas o que mais me chamou a atenção foi a data de fabricação: 13/jun/2012. A cerveja foi vendida aos associados antes mesmo de ser engarrafada. Apesar de ter demorado 45 dias para chegar na minha casa (são as regras do clube) a cerveja estava bem fresca, com a lupulagem dando as caras assim que a garrafa é aberta.
Taí uma boa vantagem do clube de cervejas. Podem encomendar um lote da cerveja que ainda estava no tanque. Bom para a micro-cervejaria, que garantiu a venda de parte do lote ainda durante a fabricação, bom para o consumidor que apreciou a cerveja em sua melhor forma.
A venda da Bill's Beer pelo HNB sugere até uma nova linha de atuação. Com o crescimento do clube, poderiam fazer isso mais vezes com boas cervejas de micro-cervejarias brasileiras que ainda não tem boa distribuição. Melhor ainda, poderiam fazer como algumas cervejarias americanas já fazem e encomendar cervejas exclusivas (dessa vez para valer), que estariam disponíveis apenas para os assinantes.

Eu já escrevi aqui que a revista do Have a Nice Beer é muito bonita? A capa desse mês está muito legal mesmo. Mas, mais importante do que boas ilustrações e artigos interessantes, a revista precisa ter informações mais precisas sobre os produtos oferecidos pelo clube. Na edição deste mês a revista anuncia a seleção de agosto: duas Zatecs, da República Checa. O anúncio traz uma pequena resenha sobre as cervejas, o preço e uma grande foto das garrafas. Só esqueceram de dizer qual é o volume da garrafa oferecida. Quem entrar no site do clube vai descobrir que são de 330ml, mas o sócio que não se der ao trabalho pode muito bem achar que está comprando cervejas como as da foto na revista, de 500ml. O clube deveria informar na revista o tamanho da garrafas ofertadas e evitar de publicar uma foto que não corresponde ao produto vendido.
Erro parecido acontece na contracapa da revista. O clube está oferecendo aos sócios cervejas das seleções passadas. Na página, há uma pequena ficha de cada uma das cervejas à venda, com estilo, teor alcoólico, até sugerem o tipo de copo a ser usado. Mas deixam de publicar as informações mais relevantes ao consumidor, o preço e o volume das garrafas. Fica bem mais fácil para o consumidor se interessar pela oferta se puder avaliar a relação custo/benefício dos produtos. Ilustrações bonitas devem ajudar a vender cerveja, mas não substituem informações básicas para o consumidor.





Um comentário: