sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Karavelle Barba Negra e a falta de estilo

Esta semana comprei, pela primeira vez, uma cerveja Karavelle. Estavam com ótimo preço no Supermercado Mambo, cerca de R$7 por uma 600ml. Escolhi a Barba Negra Stout. Comprei na fé de conhecer uma stout honesta, mais barata que a da Baden Baden. Porém, chegando em casa, li no rótulo do verso da garrafa que se tratava de uma autêntica Schwarzbier. De fato se trata de uma cerveja razoável, aroma intenso de café, sabor torrado, baixo corpo e final suave.

Mas fiquei confuso. Tá certo que as vezes Schwarzbiers e Stouts se parecem bastante em aparência, aroma e sabor. Não sou mestre cervejeiro, mas sei que há uma diferença básica no método de produção dos dois estilos: Schwarzbier é um estilo alemão de baixa fermentação, Stout é um estilo inglês de alta fermentação. Tentando esclarecer a confusão, entrei no site da Karavelle. Lá está claro que a Barba Negra é uma cerveja de baixa fermentação, apesar de estampar o termo Stout no rótulo.

Não acho que uma cerveja tenha que se enquadrar em algum estilo para ser boa. Algumas cervejarias americanas costumam rotular suas cervejas com estilos até então inexistentes, para deixar claro a visão inovadora de seu mestre cervejeiro, ou por pura ironia mesmo.

Por outro lado, se a cervejaria identifica seu produto com um estilo consagrado, o consumidor espera encontrar aquele estilo dentro da garrafa. Se for comprar uma Karavelle não espere por isso...

Ok, Ok. Os mais experientes podem me dizer que exatidão na nomenclatura das cervejas nacionais nunca foi o forte da nossa indústria cervejeira. O termo Stout já é usado a muito tempo para cervejas de baixa fermentação, vide a Caracú e a Xingú. O mau uso do termo Pilsen em nossas lagers aguadas já é notório . Mesmo assim esse tipo de imprecisão já não é tão comum. Cada vez mais os novos lançamentos cervejeiros recebem a nomenclatura lager ao invés de Pilsen, por exemplo. O que é realmente frustrante é ver uma nova micro-cervejaria, como a Karavelle, repetir os erros dos dinossauros da indústria cervejeira. Não levar em consideração a mudança de perfil dos consumidores, que conhecem mais a história e a cultura cervejeira, é um erro que pode atinge a credibilidade da marca, ainda pouco conhecida.

6 comentários:

  1. Nao sabe o que esta dizendo.A Karavelle Barba Negra muito boa!
    Espetacular meu amigo!

    ResponderExcluir
  2. "Anônimo", se vc leu bem o texto, vai ver que ele não fez uma crítica da qualidade da cerveja, mas sim de como ela está rotulada!

    ResponderExcluir
  3. Experimentei a Barba Negra da Karavelle,é uma boa cerveja.
    E acho que o amigo errou ao questionar a credibilidade da marca.Pois o pessoal da Karavelle está conseguindo fazer com que o brasileiro,em especial os amantes da "Cerveja Artesanal ou não",apreciar o produto nacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o segundo comentário com esse teor que esse post recebe, mas acho que não estão lendo o post direito. Em nenhum momento eu disse que a cerveja é ruim, apesar de achar todas as Karavelles apenas medianas. Minha crítica a Karavelle Barba Negra se refere a indicação errada no rótulo, sobre o estilo. Se é uma cerveja de baixa fermentação, não deveria ser chamada de stout.

      Excluir
  4. Bem, quase 4 anos depois, acho que mudaram o rótulo. Pois está designada como Porter. Gostei, achei uma ótima cerveja.

    ResponderExcluir
  5. Achei ela maravilhosa. Uma das minhas preferidas. Entendi o texto e sei que não se refere à qualidade da bebida e sim à sua classificação, o que eu concordo plenamente. Em nenhum momento foi questionada a qualidade ou o sabor da bebida. Vamos prestar mais atenção à leitura! Ou ler sóbrio rsrsrs

    ResponderExcluir