sexta-feira, 27 de julho de 2012

O Mosto Legal - Fórum Brejas




Muito antes de criar esse blog, eu já escrevia sobre o mercado cervejeiro, como usuário do fórum do site Brejas. Esse site é o maior portal sobre cervejas do Brasil e segue o mesmo modelo do americano Beer Advocate. O Brejas é composto por um blog escrito pelos criadores do site, uma seção para os usuários avaliarem cervejas, o fórum e algumas outras seções menos interessantes.

Sempre foi o fórum que me interessou naquele site, pois é lá que os consumidores trocam idéias e informações de forma direta e aberta. Considero as opiniões expressas no fórum Brejas bem representativas do sentimento do consumidor comum: aquele que não participa de eventos cervejeiros; não trabalha no setor nem é amigo de donos de bares, cervejarias e importadores; não é blogueiro. Tá certo que, assim como eu, alguns usuários veteranos, que gostam de escrever, acabaram por criar seus blogs.

É muito curioso como as opiniões dos usuários do fórum Brejas seguem uma tendência mais crítica, e diria também mais realista, do que as publicadas, por consumidores, nas páginas de cervejarias no Facebook. Acredito que essa diferença seja devido ao senso de comunidade surgido no fórum, onde consumidores se sentem mais protegidos da patrulha panglossiana. Por outro lado, a participação de representantes de cervejarias e importadores no fórum faz falta. Muitas críticas e dúvidas dos usuários ficam sem resposta oficial, deixando espaço para mitos e informações equivocadas.
É uma lástima que o mercado ignore este fórum. Já ouvi de pessoas, melhor relacionadas no meio cervejeiro do que eu, comentários dos mais preconceituosos e arrogantes sobre o fórum Brejas e seus usuários. Até no twitter esse tipo de menosprezo contra foristas aparece vez ou outra, vindo de pessoas que trabalham no mercado cervejeiro. Parece até que esquecem quem é que banca esse mercado, comprando cervejas. São os consumidores, como os foristas do Brejas!

Eu nunca perdi uma polêmica surgida no fórum Brejas, já fui até pivô de algumas, mas o tópico que me faz voltar lá diariamente é mais prático. Os foristas, assim como eu, sempre correm ao fórum para contar sobre qualquer barganha ou promoção de boas cervejas escondida por aí. Se você quer fazer bom negócio, sempre vale a pena ler os tópicos sobre ofertas antes de gastar seu dinheiro.


Não posso deixar de agradecer aos criadores do fórum, Ricardo Sangion e Maurício Beltramelli. Valeu!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Mais algumas considerações sobre o Have a Nice Beer








Recebi no último sábado a remessa mensal do clube Have a Nice Beer. Vieram quatro garrafas de lagers alemãs sem graça e uma garrafa da pale ale "Bill's Beer", de Volta Redonda/RJ. Essa última havia sido a oferta especial que o clube lançou no Dia da Cerveja Brasileira (5/jun). A cerveja é muito boa, mas o que mais me chamou a atenção foi a data de fabricação: 13/jun/2012. A cerveja foi vendida aos associados antes mesmo de ser engarrafada. Apesar de ter demorado 45 dias para chegar na minha casa (são as regras do clube) a cerveja estava bem fresca, com a lupulagem dando as caras assim que a garrafa é aberta.
Taí uma boa vantagem do clube de cervejas. Podem encomendar um lote da cerveja que ainda estava no tanque. Bom para a micro-cervejaria, que garantiu a venda de parte do lote ainda durante a fabricação, bom para o consumidor que apreciou a cerveja em sua melhor forma.
A venda da Bill's Beer pelo HNB sugere até uma nova linha de atuação. Com o crescimento do clube, poderiam fazer isso mais vezes com boas cervejas de micro-cervejarias brasileiras que ainda não tem boa distribuição. Melhor ainda, poderiam fazer como algumas cervejarias americanas já fazem e encomendar cervejas exclusivas (dessa vez para valer), que estariam disponíveis apenas para os assinantes.

Eu já escrevi aqui que a revista do Have a Nice Beer é muito bonita? A capa desse mês está muito legal mesmo. Mas, mais importante do que boas ilustrações e artigos interessantes, a revista precisa ter informações mais precisas sobre os produtos oferecidos pelo clube. Na edição deste mês a revista anuncia a seleção de agosto: duas Zatecs, da República Checa. O anúncio traz uma pequena resenha sobre as cervejas, o preço e uma grande foto das garrafas. Só esqueceram de dizer qual é o volume da garrafa oferecida. Quem entrar no site do clube vai descobrir que são de 330ml, mas o sócio que não se der ao trabalho pode muito bem achar que está comprando cervejas como as da foto na revista, de 500ml. O clube deveria informar na revista o tamanho da garrafas ofertadas e evitar de publicar uma foto que não corresponde ao produto vendido.
Erro parecido acontece na contracapa da revista. O clube está oferecendo aos sócios cervejas das seleções passadas. Na página, há uma pequena ficha de cada uma das cervejas à venda, com estilo, teor alcoólico, até sugerem o tipo de copo a ser usado. Mas deixam de publicar as informações mais relevantes ao consumidor, o preço e o volume das garrafas. Fica bem mais fácil para o consumidor se interessar pela oferta se puder avaliar a relação custo/benefício dos produtos. Ilustrações bonitas devem ajudar a vender cerveja, mas não substituem informações básicas para o consumidor.