segunda-feira, 11 de junho de 2012

O Mosto Legal - Almada's Beer Store

Outro dia escrevi neste blog que os supermercados estão tornando difícil a vida das lojas de cerveja. Não parece razoável, para um pequeno empreendedor, tentar competir com as grandes corporações do varejo. Vejam o que aconteceu com os armazéns de bairro, espécie quase extinta. Porém tem gente com coragem suficiente para, contradizendo essa minha análise, investir em um negócio desses em São Paulo. Atualmente, quando quero me abastecer de boas cervejas, a única loja que me faz desviar do caminho fácil para o supermercado mais próximo é a Almada's Beer Store.

Foto: Facebook


A loja está localizada em uma rua calma e residencial, bem escondida mesmo, no Alto da Lapa. É um típico comércio de bairro, a clientela chega a pé na maioria das vezes, trazendo a tiracolo a sacola retornável distribuída no estabelecimento. A loja não é grande, muito bem organizada e tem uma ampla porta que a torna convidativa mesmo para quem quer só dar uma olhada.
Todos dizem "o diferencial do empório cervejeiro tem que ser o serviço", assim ser atendido pelo próprio dono já é um adianto. O cara conhece bem o produto e logo saca quais são as suas preferências. o Sérgio, proprietário da loja, vai estar sempre lá, até porque ele não tem nenhum funcionário.
Manter todo o estoque de cervejas sob refrigeração ainda é uma prática desconhecida em São Paulo, mas pelo menos na Almada's há a opção de adquirir a maioria delas gelada. Inclusive lá tem até uma daquelas novas geladeiras da Heineken, afinal um produto já familiar ajuda a quebrar o estranhamento que uma loja dessas pode causar nos vizinhos mais desconfiados.


Mr. Beer tem um monte abrindo e fechando por aí, o investimento é pequeno, assim como é a chance do negócio prosperar. Nesse mercado muito sensível à variação de preços, a franquia de lojas cervejeiras tem a desvantagem de colocar mais um intermediário entre produtor e consumidor, aumentando o preço final. A Almada's Beer Store não tem a visibilidade de um quiosque de shopping, porém pôde enxugar os custos fixos ao máximo, mantendo a qualidade do atendimento, grande variedade de cervejas e mais importante, preços atraentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário